Publicação: “Honduras 2013: golpe de Estado, elecciones y tensiones del orden político”

Captura de tela 2014-03-15 14.29.25

É inevitável iniciar este texto de outra forma: como acadêmicos brasileiros interessados na América Central, encontramos dificuldades na busca por informação qualificada em geral sobre o Istmo Centro-americano, e especificamente sobre Honduras. Quando precisamos pesquisar sobre a Honduras pós-golpe de Estado (2009), a busca se torna ainda mais desafiadora, o ponto sempre abordado, não por acaso, é o da violência. Mas e a política? E a conjuntura pós-golpe? O livro Honduras 2013: golpe de Estado, elecciones y tensiones del ordem político, com edição e organização de Esteban de Gori, nos traz um valioso aporte de pesquisadores/as, analistas, intelectuais e jornalistas latino-americanos sobre o país centro-americano.

“Este livro é uma janela de introdução em uma realidade, a partir de diferentes visões, trajetórias e perspectivas”, diz De Gori. Adicionaríamos que se trata de um livro urgente, de urgências e de inquietação comprometida com os rumos de Honduras e da América Central como um todo.

Nós, do Grupo de Estudos América Central (GEAC) participamos da iniciativa, através de um artigo de Aleksander Aguilar, coordenador do Geac, que funciona junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R) da Universidade Federal de Pernambuco. Esteban de Gori (Universidad de Buenos Aires/Universidad Nacional de San Martin) e a latino-americanista Carmen Elena Villacorta, analistas colaboradores deste site também estão presentes no livro.

Para baixar o livro, acessem: Honduras 2013: golpe de Estado, elecciones y tensiones del orden político.

Deixe um comentário