Grupo de Estudos da UFPE ministra curso na SARI/UFPB

O Grupo de Estudos Subalternos, Periféricos e Emergentes (Gespe), do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolve desde o ano passado uma parceria com o Departamento de Relações Internacionais da UFPB, através da professora daquele departamento, Xaman Korai, promovendo troca de experiências e atividades conjuntas. Como parte desse intercâmbio as doutorandas em Direito e em Ciência Política, Mariana Yante e Juliana Vitorino, representam o Gespe/UFPE no convite feito pela UFPB para participar da III Semana Acadêmica de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (SARI/UFPB) ministrando o minicurso: Segurança alimentar e cooperação na América do Sul: construção de um novo paradigma para as políticas públicas regionais?

A SARI/UFPB é um evento anual organizado pelo Departamento de Relações Internacionais. Aberta a todos os públicos, a SARI é uma oportunidade para a ampliação e aprofundamento das discussões sobre temas de grande relevância para as relações internacionais. Com a realização de palestras, mesas redondas e cursos especializados, alunos de todas as formações, professores do ensino médio e superior e profissionais em geral poderão acompanhar os debates.

2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar pelas Nações Unidas. A questão da fome e da segurança alimentar é um problema de grande relevância internacional, vitimando, talvez, mais pessoas do que determinadas guerras e causando alto nível de sofrimento humano. A fome pode gerar ou intensificar instabilidade social e política e bloquear as possibilidades de desenvolvimento. Procurando tratar dessa questão extremamente relevante e com grande incidência na agenda internacional e na política externa brasileira nos últimos anos, a III SARI desenvolverá o I Seminário Segurança Alimentar e os Dilemas da Cooperação Internacional, no qual serão desenvolvidos mesas-redondas, conferências e mini-cursos sobre os temas.

O objetivo do curso ministrado pelo Gespe/UFPE é situar a problemática da segurança alimentar no (novo) marco integrativo da América do Sul, e, ao mesmo tempo, analisar em que medida as políticas públicas regionais que vêm sendo delineadas nesse âmbito refletem um novo paradigma de cooperação na região. Serão examinados casos concretos, a partir das políticas públicas e acordos estabelecidos no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e, sobretudo, da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), e os desafios existentes para efetivá-las.

A III Semana Acadêmica de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba será realizada no Auditório de Ciência e Tecnologia (CT) no Campus I da UFPB, em João Pessoa entre os dias 05 e 09 de Maio de 2014. E dentro da programação do evento, o minicurso do Gespe/UFPE ocorre na sexta-feira, dia 09/05, às 9h da manhã.

A participação é gratuita e haverá certificados para aqueles que participarem de mais de 75% do evento.

 

SERVIÇO

O que: Minicurso “Segurança alimentar e cooperação na América do Sul: construção de um novo paradigma para as políticas públicas regionais?”, dentro da III Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFPB

Onde: Auditório de Ciência e Tecnologia (CT) no Campus I da UFPB, em João Pessoa/PB

Quando: 09 de Maio de 2014, às 9h

Programação completa da III SARI-UFPB:  http://www.ccsa.ufpb.br/dri/semana/programacao/
Email: secretaria@ccsa.ufpb.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s