Atividade na Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) em Caruaru-PE para qual o Grupo de Estudos Subalternos, Periféricos e Emergentes (Gespe), do qual este projeto centro-americano faz parte, foi convidado a ministrar palestra, na terça-feira, dia 29 de abril.
A crise de 2008, cujos reflexos político-econômicos ainda se sentem, revelou ao mundo um grupo de países que, por diversos fatores, havia resistido aos graves problemas econômico-financeiros, às ondas de demissão em massa e à deterioração de seu tecido produtivo. Desde essa ascensão desses países ditos emergentes, sobretudo daqueles reunidos no marco do BRICS, a política internacional havia começado a ser cada vez mais influenciada por uma parcela de Estados, outrora chamados de subdesenvolvidos, que passaram a cobrar sua parcela de protagonismo no sistema internacional.
Mas, analisando a partir do Brasil, o que isso significa? Qual é o papel e como vem se comportando o país nesse cenário internacional com tão distintos atores?
O Grupo de Estudos Subalternos, Periféricos e Emergentes (Gespe), do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entende que é relevante acompanhar e realizar uma leitura crítica das teorias e pesquisas advindas do sul global, bem como produzir reflexão a partir dessa perspectiva. E é nesse esforço que os doutorandos em Ciência Política (UFPE), e membros do Gespe, Aleksander Aguilar e Joyce Ferreira, farão a palestra “O Brasil entre periféricos e emergentes: relações com a China e a América Central”, a ser realizada na Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), no dia 29 de abril, às 15h.
SERVIÇO
O que: Palestra “O Brasil entre periféricos e emergentes: relações com a China e a América Central”.
Onde: Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) – Caruaru/PE
Quando: 29 de abril de 2014, às 15h
Evento gratuito. Não é necessário fazer inscrição!