Entre o Norte e o Sul está o Centro!

Centro_america_em_foco

 

A realidade sociopolítica da América Central – embora geopoliticamente inscrita no que se entende como América Latina, área que mobiliza muitos interesses econômicos, políticos e acadêmicos nessas primeiras décadas do século XXI – situa-se num lugar periférico tanto do sistema internacional como do interesse científico, senão dos centros acadêmicos latino-americanos em geral, certamente das universidades brasileiras em particular.

CENTROAMÉRICA EM FOCO pretende-se uma plataforma de informação e de análise de temas multidisciplinares centro-americanos, com foco nas questões sociopolíticas, que promova leituras, debates, produção de conhecimento, intercâmbio acadêmico e formação de uma rede de especialistas e de interessados na região e suas temáticas para conformar um hub de opinião especializada sobre o que se entende como América Central.

Essa rede já toma sólidos contornos com a fundamental colaboração de pesquisadores e pesquisadoras acadêmicxs centro-americanistas, de diferentes partes do mundo, que aceitaram nosso convite e participam conosco desse projeto, fazendo possível e real a materialização de um espaço informativo e analítico sobre a América Central no Brasil.

Criado em 2013, inicialmente como o projeto de um grupo de estudos, ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R), do programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nossa  iniciativa transforma-se em uma publicação online que se constitui numa plataforma de visibilidade a temas centro-americanos no Brasil e ajuda a fortalecer a pesquisa teórica e empiricamente informada pela perspectiva regional, através da busca da formação de um corpo de conhecimento e análise de diversas disciplinas e procedências relacionados ao istmo.

Queremos agradecer enormemente, neste primeiro mês de atividade ainda em organização desta plataforma, aos amigxs, primeirxs analistas do CENTROAMÉRICA EM FOCO, Esteban De Gori, Carmen Elena Villacorta Zuluaga, Andres Mora Ramirez, Arno Argueta, Rudis Yilmar Flores Hernandez, Amaral Palevi Gomez Arévalo pela disposição e apoio.

Esperamos que esta rede cresça e se fortaleça, contribuindo para estreitar as relações entre a América Central e o Brasil e consolidando um espaço de credibilidade de informação e análise sociopolítica sobre o istmo.

Anúncios

2 comentários sobre “Entre o Norte e o Sul está o Centro!

  1. Qué alegría, felicitaciones por la iniciativa. Ojalá de esto surjan espacios académicos solidarios para compartir los saberes de centro a sur y de sur a centro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s