Destacamos duas matérias internacionais sobre a posse do novo presidente salvadorenho neste 01 de junho de 2014.
A edição, em português, do jornal espanhol EL PAÍS, destaca:
“El Salvador, com apenas 21.000 quilômetros quadrados e um pouco mais de seis milhões de habitantes, é hoje o quarto país mais perigoso do mundo por suas altas taxas de homicídios, segundo estatísticas das Nações Unidas. A tendência desde o início do ano é de alta nos níveis de violência. Esse será o desafio mais importante que enfrentará o novo presidente salvadorenho, Salvador Sánches Cerén, um ex-chefe guerrilheiro que tomou posse neste sábado e promete frear a criminalidade já em seus primeiros dias de Governo”
Leia o texto completo aqui.
Já o periódico digital salvadorenho EL FARO, um dos mais conhecidos da América Central, apresenta uma matéria interpretativa, sem preceder dos tons opinativos dos seus textos, sobre o novo presidente da segunda gestão da FMLN.
“Con Sánchez Cerén en la presidencia, el FMLN aspira a impulsar algunas de las reformas económicas y de estructura del Estado que durante los últimos cinco años reclamó sin suerte a su predecesor. Funes, que en 2009 llegó al poder bajo la bandera del Frente pero no es miembro orgánico del partido, ha desarrollado un gobierno de cortos pero evidentes avances en transparencia, inclusión y políticas sociales“.
Também linkamos o texto completo aqui.