A América Central em português brasileiro – edição especial da Ciência & Trópico é primeira publicação da rede O ISTMO

A rede O ISTMO estabeleceu com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) uma importante parceria – através do recentemente inaugurado Instituto de Estudos da América Latina da Universidade Federal de Pernambuco (IAL-UFPE) – e o resultado é uma publicação bilíngue, inédita e de temática pioneira no Brasil. Com a missão de gerar conhecimento a partir de uma visão comparada internacional, a Fundaj apresenta uma edição especial da sua revista Ciência & Trópico, com uma compilação das publicações da plataforma O ISTMO – rede de centro-americanistas para informação, opinião e análise sobre a América Central, ligada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais do Desenvolvimento (D&R), do programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, e ao Instituto América Latina dessa universidade.

Os artigos aqui incluídos, organizados pelos coordenadores da rede Aleksander Aguilar, Juliana Vitorino e Mariana Yante, são uma reunião de ensaios, análises e artigos referentes a pesquisas sociais sobre o espaço centro-americano, publicados originalmente no website da rede (www.oistmo.com), que é composta por pesquisadoras/es especialistas sobre a região de renomadas universidades latino-americanas.

A plataforma, que busca explanar multidisciplinarmente temas da região, traz junto a esta edição especial da Ciência & Trópico, uma contribuição para o entendimento de uma América Central que se vê diante da necessidade de encarar velhos, novos e renovados dilemas e que exigem uma abordagem macrossocial e transterritorial, visto que os destinos da região somente podem ser pensados com relações ao ambiente social, econômico e político mais amplo. O retrato centro-americano contemporâneo que buscamos fazer com esta publicação não deixar escapar temas que estão na ordem do dia, resultados das novas configurações sociopolíticas no istmo. São artigos que buscam fazer uma aproximação ao variado repertório de eventos e fatos históricos, políticos e sociais que, acreditamos, fazem parte dessa contemporaneidade da região.

AMÉRICA CENTRAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO – A edição 38 da Ciência & Trópico é uma publicação pioneira sobre a América Central no Brasil, com 20 artigos curtos, todos em espanhol e em português brasileiro, que contribui para o estreitamento dos esforços de pesquisadores e instituições comprometidos com os estudos centro-americanistas. O massacre de El Mozote, o projeto do Canal da Nicarágua, o protestantismo na Guatemala, a literatura centro-americana, a crise das crianças migrantes na região são exemplos dos assuntos que compõem essa fotografia.

Acreditamos na ampliação do entendimento de que entre o Norte e o Sul, está o Centro! E esse Centro precisa ser visto, conhecido, problematizado, questionado e compreendido pela academia brasileira. Dessa forma, esta publicação fortalece a pesquisa teórica em que está presente a análise das estruturas e problemas sociopolíticos dos povos, das expressões culturais, das identidades, da inserção internacional e do desenvolvimento das sociedades na América Central. Este número, portanto, resgata, 60 anos depois, a importância que o antigo Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais debateu, publicou e deu visibilidade a tópicos que hoje embasam iniciativas pioneiras como a da plataforma O ISTMO.

Nossa primeira publicação pode ser lida online, ou baixada, clicando na imagem de capa da revista abaixo, ou acessada diretamente na aba ‘PUBLICAÇÕES’ no menu principal do nosso website.

11148755_854460957924578_4809451584350567890_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s