O ISTMO é um blog-rede, do Grupo de Estudos Subalternos, Periféricos e Emergentes (GESPE), ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R), do programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – um projeto criado em fevereiro de 2014 que é uma plataforma de análise e opinião de temas sociopolíticos centro-americanos, em forma de publicação online.
Esse projeto só é possível através do inestimável apoio e participação de diversos pesquisadorxs e professorxs centro-americanistas, de importantes instituições acadêmicas latino-americanas, estadunidenses e europeias, que aceitaram nosso convite de compor esta rede e constituir esta plataforma inédita de visibilidade a temas centro-americanos no Brasil, ajudando a fortalecer a pesquisa teórica e empiricamente informada pela perspectiva regional, através da busca da formação de um corpo de conhecimento e análise de diversas disciplinas e procedências relacionados ao istmo.
É um orgulho para nós contarmos com estes nomes hoje em rede ligados ao O ISTMO! Hoje temos 10 participantes conosco, e com a lenta mas assertiva consolidação do projeto, esperamos ampliar esta rede, e a presença da América Central nos debates geopolíticos, sociais e culturais brasileiros e internacionais. Nossa página no facebook é https://www.facebook.com/geac.ufpe
De novo e sempre, agradecemos a (na foto, superior esquerdo à direita):
RUDIS YILMAR FLORES HERNÁNDEZ (Universidade Nacional de El Salvador)
ÁLVARO CÁLIX (Universidade Nacional Autonoma de Honduras)
AMARAL PALEVI GÓMEZ AREVALO (Universitat Jaume I – Espanha)
ANDRÉS MORA RAMIREZ (Instituto de Estudios Latinoamericanos y del Centro de Investigación y Docencia en Educación, da Universidad Nacional de Costa Rica)
ARNO ARGUETA (Universidade do Texas, Austin-EUA)
CARMEN ELENA VILLACORTA ZULUAGA (Universidade Nacional Autonoma do México)
ESTEBAN DE GORI (Universidad Nacional de San Martín e Universidad de Buenos Aires)
JULIETA CARLA ROSTICA (Universidade de Buenos Aires)
MERCEDES ELENA SEOANE (Universidade de Córdoba – Argentina)
WILLY SOTO ACOSTA (Universidade Nacional da Costa Rica)